O QUE FAZER?

TEMAS

Natureza

Belezas de Minas

O velho rio São Francisco, represado pelo homem, deu a Minas um Doce Mar. Doce não apenas pelo sabor de suas águas, mas pelo carinho dos habitantes que o circundam. O Lago de Três Marias é quase nove vezes maior que a Baía da Guanabara. Sua construção, iniciada em 1957. teve por objetivo regularizar o volume do Velho Chico, melhorar a navegabilidade, gerar energia e servir à irrigação. Hoje é também um cenário privilegiado para o turismo náutico, de pesca, para o descanso, lazer e contemplação.

veja mais
...

Gastronomia

Sabores de Minas

Do fogão a lenha à alta gastronomia, os sabores de Minas são muitos. Vêm das receitas de família, passadas de geração em geração. Dos ingredientes das fazendas, de mãos habilidosas. Uma culinária com história, cores e aromas. Em Minas, tudo é preparado com muito cuidado. Com tempo, com gosto. Para acompanhar, uma cervejinha gelada, cachaça, uma boa conversa. Conversa que se estica até o café. E dentro de toda essa história, o novo também tem seu lugar à mesa. Novos pratos e uma cozinha reinventada somam ainda mais sabores para Minas. Venha conhecer tudo isso! Viaje por cada cantinho, boteco, mercado, festa, feirinha de rua e pelos muitos encontros que acontecem nesta terra.

veja mais
...

Cultura

Festas Culturais e Regionais

O folclore, do inglês, folk-lore, é a identidade, a tradição e o conhecimento de um povo expressos em lendas, crenças, provérbios, canções e costumes. Minas Gerais é um Estado extremamente rico na variedade desses folguedos e mitos. Por sua vez, as manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão guardadas nos objetos de artesanato, na culinária e danças típicas, nas músicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestações populares tradicionais.

veja mais
...